09 dezembro 2011

Receitas natalinas - Parte II

Continuando com as receitas natalinas, hoje darei a do Peru recheado com farofa, na minha ceia não falta!!!
É um prato muito simples, mas siga estas dicas e verá como sua carne ficará mais macia e suculenta.
  • Temperar de véspera .
  • Assar em temperatura de 200 graus ,envolto em papel alumínio, com asas e pernas protegidas e mesmo que apareça o sinal de pronto(pininho vermelho) respeite 50 minutos por quilo de ave, se necessário baixe o forno ao mínimo.
  • tirar o alumínio uns 40 minutos antes de dar o tempo e iniciar a finalização e não descarte o molho da assadeira, usar para regar durante a finalização.

Ingredientes
1 peru de cerca de 5 kg congelado
2 latas de cerveja
Galhos de tomilho e orégano fresco
2 folhas de louro
3 dentes de alho picados
1 cebola grande cortada em rodelas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o recheio
150 g de manteiga
200 g de bacon picado
2 talos de salsão picados
2 cebolas raladas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
500 g de farinha de mandioca torrada
2 pães franceses amanhecidos, ralados

Para decorar
4 cenouras cortadas em palitos finos cozidas al dente
4 abobrinhas cortadas em palitos finos, cozidas al dente
Talos de cebolinha passados na água fervente
Folhas de louro
Modo de preparo
Descongele o peru seguindo as instruções da embalagem. Descarte os miúdos. Em uma tigela, misture a cerveja, as ervas, o alho, a cebola, sal e pimenta. Com um espeto de metal ou com a ponta de uma faca afiada, faça furos no peru. Coloque-o em uma vasilha grande e cubra-o com o tempero. Deixe marinando de um dia para o outro na geladeira, coberto com filme plástico, virando pelo menos uma vez para que o tempero penetre por igual. Quando for prepará-lo, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Retire-o do tempero e escorra o líquido que entrou na cavidade. Reserve o tempero. Seque a parte interna com papel-toalha.

Prepare o recheio
Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e frite o bacon até dourar. Junte o salsão e a cebola ralada e refogue por cinco minutos. Tempere com sal e pimenta, adicione a farinha de mandioca e o pão ralado. Misture bem com uma colher de pau. Recheie a cavidade do peru com essa farofa (reserve um pouco para enfeitar a travessa). Amarre as pernas do peru cruzadas com um barbante próprio para cozinha e coloque-o com parte do tempero reservado em uma assadeira. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200° C) por três horas, regando de vez em quando, depois da primeira hora, com o tempero. Retire o papel, abaixe o fogo para moderado (180° C) e asse, regando com o tempero reservado (se necessário adicione um pouco de água para não ficar sem caldo), por mais duas horas ou até que, espetando uma faca entre o peito e as coxas, saia um líquido totalmente transparente. Se, enquanto estiver assando o peru, alguma parte dourar mais que as outras, cubra-a com papel-alumínio. Transfira para uma travessa e reserve o molho que se formou para servir à parte. Aqueça a farofa reservada e espalhe em volta do peru. Faça trouxinhas com os palitos de abobrinha e cenoura e amarre-as com os talos de cebolinha. Enfeite a cavidade com algumas folhas de louro e sirva.

Deliciosa!!! E você o que achou???


 

Um comentário:

  1. Olá!!!!
    quero lhe convidar para participar do
    1º Sorteio de Inverno Tá Arteira ...
    passa lá e participa, ok???!!!

    http://taarteira.blogspot.com.br/

    Aguardo sua visita!!! bjss

    ResponderExcluir

Seja solidário!Doe um comentário!