29 setembro 2011

Literatura para bebês


Por que umas crianças falam cedo e outras demoram? As respostas estão ligadas ao estímulo que os bebês recebem dos pais e dos educadores nos primeiros meses de vida. A leitura é excelente para a estimulação infantil.
Você deve se perguntar quais são os benefícios de ler para o seu bebê se ele não entende o que você está lendo. Mas você esperaria que seu filho pudesse entender o que diz antes de começar a falar com ele? E você também não deixaria de cantar pra ele até que pudesse cantar sozinho ou brincar até que ele pudesse brincar sozinho.
Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.

Ler em voz alta para o seu bebê

Portanto, ler em voz alta para o seu bebê é uma atividade maravilhosa que você pode compartilhar com ele desde já e por mais muito tempo. A leitura ensina a comunicação básica , introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir. Acredite ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.
Quando pai ou mãe lêem, o bebê percebe suas emoções e sons expressivos, isso ajuda o desenvolvimento emocional.
A leitura também estimula o bebê  a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que a mãe faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros. Ler para ele demonstra que a leitura é importante.
 
Este texto foi retirado daqui.

 Bebê livro


 Minha filha adora quando leio para ela, fico impressionada como ela presta atenção e parece entender perfeitamente o que falo. Acho importante estimular a leitura desde cedo. Minha mãe sempre lia para mim e eu amo ler, por isso com minha filha não seria diferente, todos os dias, leio um pouquinho.

Estudos recentes mostram que os bebês recém-nascidos, com apenas alguns dias, são receptivos à leitura. A investigação evidencia também uma associação positiva entre a leitura aos mais novos, logo desde cedo na infância e, mais tarde, um bom desempenho escolar das crianças.

Algumas sugestões:

PARA BEBEzinhos: livrinhos de pano com mordedores e imagens bem coloridas, ou com páginas bem grossas e resistentes, que o bebê pode explorar como quiser, colocar na boca, abrir e fechar mil vezes, sem medo de ser feliz nem de estragar o livrinho. Esses dois, abaixo, são da Editora Ciranda Cultural.


[livrodepano_cores.jpg]  

PARA BEBÊS DE VÁRIAS AS IDADES: Esses livros plásticos são diversão garantida , em qualquer momento seja a hora do banho ou da comida. Editora Ciranda Cultural.


O Polvo - LIVRO DE BANHO - TODOLIVRO

Ainda existem os livros com sons, quando manuseados para cima e para baixo.



Este é da Editora Girassol.

PARA BEBÊS POR VOLTA DE DOIS ANOS EM DIANTE:O primeiro (da Companhia das Letrinhas) é um livro-dobradura (ou 3D), que conta a história de um jacaré que perdeu o sono: o livro é lindo, eu achei o tema bem bacana, e a forma de contar a história também, já que a criança pode participar ajudando o jacaré na sua busca pelo soninho. Os dois de baixo (novamente da Editora Girassol) são "livros-imã", ou seja, o livro vem com uns imãs que a criança vai colando conforme a história, ou do jeito que ela quiser.





Ficam aí as dicas, espero que sejam úteis! E, se alguém quiser contribuir dando mais dicas, serão muito bem vindas!!!!




2 comentários:

  1. Adorei o post! Já sei o que vou dar para meu baby no dia das crianças.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  2. Very good blog! Do you have any tips for aspiring writers?
    I'm hoping to start my own website soon but I'm a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform like Wordpress or go for a paid option?
    There are so many choices out there that I'm completely overwhelmed .. Any suggestions? Thank you!

    my web-site http://9hotties.com
    My web page: Passadeiras Fitness

    ResponderExcluir

Seja solidário!Doe um comentário!